Ciência Cidadã em ação em Viseu.

Contando com a coordenação de várias pessoas e entidades, no sábado dia 28 de Maio acontecerão em Viseu duas atividades a favor da Conservação da Natureza e da Biodiversidade inscritas em iniciativas de âmbito nacional.

A primeira atividade tem como título “Os Caminhos da Flora Invasora – Identificação e Controlo” e encontra-se integrada na Semana sobre Espécies Invasoras Portugal e Espanha 2022. Graça a nova parceria entre Silvia Martins da invasoras.pt, Humberto Mendes do projeto Origens em Viseu, Nuno Campos da Cuida Flora e Fauna Lafões e a nossa associação Ruralis Viseu fara parte da Semana Sobre Invasoras Portugal & Espanha.
A problemática das espécies invasoras afeta-nos a todos sendo uma das principais causas de perda de biodiversidade ao nível mundial. Nesta caminhada vão ser identificar as principais espécies de plantas invasoras da região de Viseu e vai ser explicada quais as melhores técnicas de gestão e controlo a adoptar.
A atividade será acompanhada por Sílvia Martins, investigadora do Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra e Mestranda em Recursos Biológicos, Valorização do Território e Sustentabilidade da mesma instituição.

A ação decorrerá em área rural da Freguesia de Orgens em Viseu, e conta com um número limitado de vagas, sendo necessário efetuar inscrição através do e-mail: origens@projeto-origens.com.


A segunda atividade encontra-se integrada no 4º Fim de Semana da Vaca-Loura do projeto VACALOURA.pt da Associação BioLiving e será conduzida pelo Embaixador da vaca-loura Nuno Campos do grupo CUIDA – Fauna e Flora de Lafões, vencedor do galardão Ambiente em 2021 atribuído pelo Gicav. 
            Esta atividade consiste na sensibilização do público para a importância destes seres que dependem e contribuem para a boa saúde dos ecossistemas e seguir-se-á a procura e registo de espécimes. Esta atividade acontecerá na mesma área rural da Freguesia de Orgens e a participação deverá ser assegurada através do preenchimento do Formulário de Inscrição presente no website www.vacaloura.pt.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PT