Iniciativa Micro Reservas

O que é uma micro reserva?
Uma pequena área de terra onde é feito um esforço para conservar e restaurar ecossistemas e apoiar a biodiversidade.

A maioria dos projetos de conservação e restauração da natureza envolve grandes áreas de terras protegidas e são classificados (por exemplo) como Parque Nacional ou Reserva. Para a conservação de espécies e ecossistemas, a escala da área protegida é importante, razão pela qual são principalmente projetos que abrangem grandes áreas que obtêm um status oficial e protegido.

Além dessas áreas de conservação oficiais, há também muitos pequenos pedaços de terra de propriedade privada ou coletiva (comuns ou sem fins lucrativos) onde as pessoas estão fazendo o possível para restaurar ou conservar a natureza. Esses esforços podem não ser todos executados por ecologistas, mas a maioria deles é baseada no senso comum e em algum nível de ecoliteracia e apoia a biodiversidade local. Tal é o caso de muitas quintas e terras privadas em Portugal e no resto do mundo rural. Na Ruralis acreditamos que todos estes esforços juntos podem fazer uma grande diferença e queremos apoiar esta atividade ‘grassroots’.

Os planos para a Iniciativa de Micro Reservas são:
– criar uma rede de Micro Reservas,
– desenvolver um Método de Micro Reservas,
– desenvolver um Kit de Ferramentas e um Conjunto de Recursos para compartilhar informações e recursos reais, como ferramentas e voluntários.

Na Eco Quinta Moinhos do Dão iniciou-se há 2 anos um projeto piloto de Micro Reserva onde são testados métodos e conceitos para restauro e conservação em pequena escala. Alguns outros exemplos muito inspiradores de promoção da conservação da natureza em pequena escala são a iniciativa ‘We are the ark‘, Montis (ativo aqui em Portugal) e a abordagem em grande escala da European Rewilding Network.

pt_PT_ao90