Sobre

Os processos e objetivos de regeneração estão guiando o trabalho de mais e mais pessoas a cada dia. Está crescendo a consciência de que precisamos aprender a desenvolver sistemas regenerativos para suporte de vida humana e como nossas atividades podem se tornar parte integrante da dinâmica da natureza. O desenvolvimento regenerativo é um campo inspirador de aprendizado sobre interdependência e como os sistemas criam seus próprios recursos (regenerar) para que possam continuar funcionando e ter um futuro.

Com Ruralis queremos contribuir para a revolução regenerativa no contexto rural. Como associação, foi criada para servir as pessoas ligadas ao mundo rural e apoiar os esforços que colocam o conceito de regeneração no centro da cultura e do desenvolvimento rural.

Declaração de missão: apoiar e desenvolver as atividades humanas no meio rural, enraizadas na compreensão dos processos regenerativos e numa relação saudável e duradoura entre as pessoas e a natureza.
Fim: relações regenerativas entre as atividades humanas e a natureza no mundo rural.

O que faz a Ruralis: Ruralis é uma organização que desenvolve, apoia e co-cria projetos que estão de acordo com a sua missão. Isso inclui a pesquisa e o desenvolvimento de projetos que apóiem um modo de vida ecológico, econômico e socialmente sustentável / regenerativo.

Desafios e qualidades

Ao evoluir para uma sociedade em sintonia com o mundo natural, o meio rural enfrenta um conjunto específico de desafios, mas também um conjunto específico de qualidades.

Os desafios incluem: ‘brain drain’, despovoamento, práticas agrícolas e florestais prejudiciais ao ambiente, falta de visão e ação política i.r.t. desenvolvimento sustentável e apego nostálgico a formas antigas, como querer salvar todas as aldeias do abandono. 
As qualidades incluem: viver perto do mundo natural, espaço para cultivar alimentos, menos poluição (som, luz, ar), comunidades mais pequenos. 

Questões centrais no trabalho de Ruralis:

  • Que tipo de atividades culturais, econômicas e sociais podem apoiar a vitalidade cultural e formas sustentáveis / regenerativas de vida no contexto rural? 
  • Como é uma vida cultural e social ‘viva’ no contexto rural? 
  • Como fortalecer e gerar sustento a partir das qualidades específicas do contexto rural? Como a proximidade com a natureza, as tradições rurais e as pequenas comunidades.     
  • Como podemos gerar um identidade rural do século 21 enraizada em um sentimento de pertença, orgulho e uma interconexão com o mundo natural?
pt_PT_ao90Portuguese