Sobre

Declaração de missão: apoiar e desenvolver as atividades humanas no meio rural, enraizadas na compreensão dos processos regenerativos e numa relação saudável e duradoura entre as pessoas e a natureza.
Fim: relações regenerativas entre as atividades humanas e a natureza no mundo rural.

O que a Ruralis faz: enquanto organização desenvolvemos, apoiamos e cocriamos projetos alinhados com a nossa missão. Isso inclui pesquisa e desenvolvimento de projetos que apoiam um modo de vida ecológico, econômico e socialmente sustentável/regenerativo.

A associação é dirigida por e para pessoas que querem que o domínio rural seja um lugar com uma vida cultural vibrante, forte engajamento civil, uma população eco-alfabetizada e uma forte economia circular. A associação é constituída para servir as pessoas que estão ligadas ao mundo rural e para apoiar os esforços que trazem o conceito de regeneração para o centro da cultura e desenvolvimento rural.

Desafios e qualidades

A Ruralis foi fundada para contribuir para o desenvolvimento regenerativo* no domínio rural. O projeto nasceu da necessidade de compreender melhor como o rural é afetado pelos desenvolvimentos sociais, económicos e ambientais atuais e de elaborar estratégias e atividades que apoiem uma cultura mais regenerativa neste domínio.

O rural está enfrentando um conjunto específico de desafios que o colocam em desvantagem quando se trata de agenciamento cultural, social, ambiental e econômico. Esses desafios incluem ‘brain-drain’, práticas florestais e agrícolas insustentáveis, landgrabbing, abandono, falta de inovação, etc. No entanto, também possui qualidades específicas, como proximidade com a natureza, pequenas comunidades, espaço para cultivar alimentos, ambiente saudável etc.

Questões centrais no trabalho de Ruralis:

  • Que tipo de atividades culturais, econômicas e sociais podem apoiar a vitalidade cultural e formas sustentáveis / regenerativas de vida no contexto rural? 
  • Como é uma vida cultural e social ‘viva’ no contexto rural? 
  • Como fortalecer e gerar sustento a partir das qualidades específicas do contexto rural? Como a proximidade com a natureza, as tradições rurais e as pequenas comunidades.     
  • Como podemos gerar um identidade rural do século 21 enraizada em um sentimento de pertença, orgulho e uma interconexão com o mundo natural?

* Desenvolvimento Regenerativo
Os processos e objetivos de regeneração estão guiando o trabalho de mais e mais pessoas a cada dia. Está crescendo a consciência de que precisamos aprender a desenvolver sistemas regenerativos para suporte de vida humana e como nossas atividades podem se tornar parte integrante da dinâmica da natureza. O desenvolvimento regenerativo é um campo inspirador de aprendizado sobre interdependência e como os sistemas criam seus próprios recursos (regenerar) para que possam continuar funcionando e ter um futuro.

Mais informação sobre desenvolvimento regenerativo.

PT